Atenção na Hora de Carregar o Carro

A atenção na hora de carregar o carro é muito importante, seja para ficar dentro da lei, seja para evitar acidentes e realizar um percurso seguro. Existem muitas formas de transportar bagagem, como dentro do próprio veículo, amarrado em cima dele, na traseira ou engatado reboques. Independente da forma que você escolher para transportar os seus materiais, a atenção na hora de carregar o carro é uma das características de uma direção defensiva.

Pense que na hora de um acidente, ele pode ser potencializado, devido aos objetos soltos dentro do carro que podem ser arremessados, isso também faz com que eles tenham o seu peso multiplicado e caiam na pista. O mesmo risco ocorre às pessoas que estão dentro do veículo se esses artigos forem arremessados sobre elas. Por isso, atenção na hora de carregar o carro também significa colocar no porta-malas tudo o que puder e usar a tampa que isola o compartimento, bem como não deixar objetos soltos, mesmo uma caixinha de óculos escuros em cima do banco.

Os cuidados também se referem à carga humana, sendo que se você transportar em seu carro muitas pessoas, é importante dar atenção à calibragem dos pneus, verificando qual é a recomendada pela fábrica, que se encontra no manual do proprietário. Também é válido olhar o índice de capacidade de carga dos pneus, que está gravada nas suas laterais, ao lado do código de velocidade. Outra dica é fazer a calibragem com os pneus ainda frios, isto é, nos primeiros quilômetros, depois de sair de casa, uma vez que o aumento da temperatura da carcaça o ar se expande, o que resulta no aumento de pressão que levará a uma calibragem incorreta.

Mas não é somente nisso que você deve estar atento, mas sim, a sua atitude perante o volante quando tiver mais pessoas do que o costume dentro do carro. Isso porque, segundo reportagem publicada na versão on-line da revista Quatro Rodas, “o potencial de aceleração, frenagem e contorno de curvas é reduzido drasticamente, o que requer maior planejamento nas manobras de ultrapassagem e atenção triplicada nas descidas de serra.

Nestas condições, o condutor deve estar atento ao primeiro sinal de superaquecimento nos freios: o pedal começa a ficar mole e com curso cada vez mais fundo. Caso isso aconteça, o carro deve ser parado por alguns minutos no primeiro recuo seguro que for avistado; e o fluido de freio precisará ser substituído assim que possível.

Com tanta massa a bordo, a distribuição de peso sobre os eixos também muda bastante. O comportamento do carro fica diferente, e até o alinhamento dos faróis sofre alterações. Alguns modelos possuem regulagem vertical do facho, normalmente localizado no painel, à esquerda do volante.

Quando usar compartimentos externos no carro

Nem sempre o porta-malas é suficiente para levar tudo o que se precisa em uma viagem, por isso, existe os compartimentos externos que se podem instalar no carro, como o de teto. Porém, antes de fazer isso, certifique-se de que o procedimento não vá interferir na garantia do seu veículo. Há também a traseira do carro para instalar compartimentos e os reboques, que são boas opções para carregar bastante material, sendo que ele exige uma série de cuidados para um transporte seguro.

Todas essas alternativas estão dentro da lei, sendo que o compartimento de teto exija precauções extras, como respeitar o limite de altura imposto pela legislação, de 40 cm. O mesmo vale para pacotes improvisados com lona e cordões. A instalação deve ser precisa e rigorosa, porque um parafuso frouxo ou entrada de ar no pacote pode ser muito perigoso, não subestime os detalhes. Por isso, pare regulamente e confira se está tudo bem preso.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.