Como Dirigir em Condições Adversas
É possível saber como dirigir em condições adversas e não provocar acidentes e nem levar multas. Porém, é preciso fazer uso da direção defensiva e estar atento para uma série de fatores. Em relação às condições adversas do tempo, seja porque está muito quente, frio, com neblina, cerração, fumaça, poeira, chuva ou vento, é preciso que você siga algumas normas elementares.
Assim, o mais adequado em como dirigir em condições adversas de tempo ruim é não apressar a viagem, tomar mais cuidado e estar mais atento do que o normal, bem como andar devagar e não dirigir “colado” ao outro, o que também deve ser seguido mesmo com o tempo bom. Quando está muito calor, é importante que você não dirija com o estomago cheio, pois é mais fácil do sono aparecer, nesse caso, tente se distrair com alguma coisa ou se possível parar um pouco, tomar uma água, fazer um alongamento para retornar ao volante.
Com neblina, cerração ou fuma, como dirigir em condições adversas vai exigir que você ligue a luz, ande devagar e tome cuidado. O mesmo deve acontecer se você de deparar com muita poeira na via, em especial, nas estradas de chão, é preciso aumentar a atenção, ainda mais quando as estradas forem estreitas e possuir tráfego de outros veículos e pessoas.
Já se estiver chovendo, é preciso ligar a luz, o limpador e o desembaçador, porém, se a chuva está forte o mais adequado é parar o veículo em um lugar seguro e esperar que ela amenize. Também é aconselhável não frear na chuva, porque os pneus derrapam e, se houver óleo na pista, o risco de acidentes é maior.
Além disso, você não deve entrar em alta velocidade em um “lençol d’água”, porque isso pode resultar na aquaplanagem e os pneus vão deslizar sobre o lençol e se isso acontecer evite frear. Já se o problema for o vento lateral forte, é preciso cuidar porque ele pode desestabilizar o veículo.
O que fazer nas condições adversas de trânsito e do veículo
Além do mal tempo, os motoristas devem aumentar a atenção e cuidar quando se depararem com condições adversas de trânsito, isso ocorre mais nas horas de pique, nos feriadões, nos finais de semana e em certos trechos e lugares da estrada. Assim, nas horas de pique, quando há muitos veículos e pessoas se movimentando, o melhor que você tem a fazer é ter mais cuidado porque a maioria presta atenção no que vai fazer e não naquilo que está fazendo.
Nos finais de semana, o que também pode ser estendido para as sextas-feiras, as pessoas já estão cansadas da correia do dia-a-dia que enfrentaram durante os dias úteis e acabam largando de mão a atenção na hora de dirigir, o que você deve fazer é não seguir o mesmo. Nos feriados estendidos e durante o período de férias, em geral, de dezembro a fevereiro, é como sefosse sempre final de semana e a atenção ao trânsito diminui, por isso, você deve estar mais atento aos motoristas despreocupados.
Você também pode se deparar com as condições adversas do veículo. Por isso, não se esqueçaque antes de pegar o volante é preciso ajustar todos os equipamentos do carro a você, como o espelho, banco e cinto, além de se prevenir com os utensílios dentro do carro, como desembaçador, flanelas, ferramentas, lanternas, etc. Certifique de que todos os equipamentos obrigatórios existam e estejam funcionando 100% e faça periodicamente a revisão do seu carro ou moto em uma oficina especializada e de confiança.
Além disso, é preciso que você confira se o seu carro está com combustível suficiente, se está tudo ok com a água do radiador, se as luzes dos faróis estão reguladas e não estão queimadas, se o óleo está ok, se os pneus estão calibrados e não estão carecas, além de verificar que você está com o seu estepe em boas condições no caso de precisar usá-lo.