Como Manter o Carro em Dia para Não Levar Multa
Como manter o carro em dia para não levar multa é um cuidado que todos os motoristas devem ter. Além de não permitir que você cometa uma infração e tenha que desembolsar o valor da multa, vai garantir a sua segurança, dos demais passageiros e condutores. Entre os cuidados de como manter o carro em dia para não levar multaum dos aspectos mais relevantes é se certificar sempre de que o seu veículo está com combustível, porque se faltar na estrada é motivo para multa.
Como manter o carro em dia para não levar multa exige que você tenha a consciência de que os veículos desgastam com o tempo, assim como qualquer outro bem de consumo, a partir do momento em que adquiri-lo, mesmo que seja zero quilômetro. Para tanto, você deve revisar periodicamente todos os seus componentes, respeitando, principalmente, os prazos e as orientações do manual do proprietário. Além disso, na hora de fazer qualquer reparo, busque a ajuda de profissionais habilitados para fazer as revisões.
Além do combustível, você deve observar como está o nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica, assim, verifique os reservatórios. Outro nível que você deve atentar é o de óleo do sistema de transmissão, mais conhecido como câmbio. Para veículos de transmissão automática, confira o nível do reservatório, já para os demais procure vazamentos sob o veículo.
Ainda em relação à mecânica do veículo, é importanteobservar como está a água do radiador, sendo que nos veículos refrigerados a água é necessário ver o nível do reservatório. Também é preciso notar o reservatório de água do sistema de limpador depara-brisa; trocar se estiverem ressecadas as palhetas do limpador de para-brisa; e conferir se estão funcionando bem o desembaçador dianteiro e o traseiro.
O que observar para manter a manutenção do veículo em dia
Para saber como manter o carro em dia para não levar multa outros itens que devem ser observados são os faróis, pneus, cinto de segurança, direção, freios, entre outros. No caso dos faróis, é preciso se certificar de que todos eles estejam acedendo, tanto a luz baixa como a alta. Já a regulagem dos faróis deve ser realizada por profissionais habilitados, porém, as lanternas dianteiras e traseiras, bem como as luzes indicativas de direção, luz de freio e luz de ré podem ser verificadas através de uma simples inspeção visual.
Os itens relacionados à iluminação não são apenas importantes para que você enxergue o caminho, a sinalização, os demais motoristas, etc, mas também para que os outros condutores e pedestres o enxerguem. Faróis, luzes de freio e pisca-piscas, além das lanternas, são fundamentais para manter o carro em dia para não levar multa. É difícil falar quais dos itens merecem mais atenção, mas certamente os freios são um deles, sendo imprescindível observar como está o nível de fluído. Osvazamentos podem ser vistos no chão da garagem, atentar ainda para o disco, a pastilha e as lonas.
Nem é preciso frisar a importância dos pneus estarem em dia na hora de dirigir. Para tanto,avalie a calibragem, as possíveis deformações, dimensões irregulares, o desgaste, além do alinhamento e balanceamento das rodas. Já os cintos de segurança devem contar sempre com boas condições para todos os caroneiros. Verifique, ainda, se as travas estão em pleno funcionando.
No que diz respeito à suspensão e amortecedores, os quais são responsáveis pela estabilidade do veículo, assim, evitando capotamento e perda do controle do carro, também devem estar em dia para uma condução segura. O que também pode provocar a perda de controle são as folgas da direção, por isso atente a isso.