Como não Levar Multa no Exterior

Para quem não sabe, existe a Convenção Internacional sobre Tráfego Viário, uma forma de saber como não levar multa no exterior. Embora cada país tenha as suas regras específicas em relação às leis de trânsito,essa convenção e outros documentos servem como guia para nortear de forma mais ampla a condução de motoristas em terras estrangeiras. A Convenção de Viena sobre Sinalização Rodoviária é também outro documento que ajuda na padronização das leis de trânsito com o intuito de facilitar o tráfego rodoviário internacional e, por consequência, colabora na garantia de maior segurança a todos.

Além disso, para saber como não levar multa no exterior vale lembrar que esses tratados foram assinados por mais de 130 países, na Áustria, no ano de 1968. Outras convenções datam de 1923 e 1943, quando 180 países se envolveram. Assim, é permitido nessas nações que os estrangeiros dirijam como turistas durante o período de um ano. Já os motoristas que não são turistas, estão a trabalhando ou morando no exterior, devem portar a habilitação local. Em alguns países, basta apresentar a carteira de motorista emitida no Brasil para receber a equivalente, emitida pelo país em que se está.

No entanto, em alguns casos, o condutor deve fazer alguns testes para receber a nova habilitação. Em outras situações, entretanto, o motorista pode usar a sua própria carteira, se ela estiver de acordo com o documento local, mas é aconselhável fazer uma versão traduzida. Outra opção de como não levar multa no exterior é obter a chamada Permissão Internacional para Dirigir – PID, que é emitida pelos departamentos de trânsito de cada estado brasileiro.

Esse documento padroniza os dados da carteira nacional de habilitação conforme as exigências internacionais, servindo ainda como uma versão traduzida e oficial. Vale lembrar, ainda, que a PID não é obrigatória em outros países, mas pode evitar muita burocracia no país estrangeiro, facilitado a verificação dos dados do condutor. Inclusive, pode afastar policiais mal informados e mal intencionados.

Como utilizar a Permissão Internacional para Dirigir

Na Permissão Internacional para Dirigir – PID consta as suas informações nos cinco idiomas oficiais das Nações Unidas: russo, francês, árabe, chinês e inglês. Também pode contar com a tradução em mais línguas, como o espanhol, italiano, alemão, sueco, entre outras. Além disso, quando você pensar em solicitar a PID, faça isso antes de seguir viagem, pois o documento só pode ser emitido no Brasil. Você até pode pedir que o órgão emissor envie por correio para outro país, mas nem sempre ele poderá fazer isso, sendo o melhor você providenciar isso com antecedência.

A PID deve ser solicitada apenas nos Detrans estaduais, nada de aceitar o serviço de terceiros, pois eles não farão a Permissão válida e você poderá se incomodar ao exibir um documento falso. Assim como acontece com a sua habilitação em outros países, a PID não substitui o passaporte, por isso, você deve ter ambos documentos, bem como a sua carteira de motorista original. Alguns dos países que aceitam a Permissão brasileira sãoÁfrica do Sul, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Bahamas, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul e Costa do Marfim.

Outros países que aceitam a PID são: Costa Rica, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Federação Russa, França, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Lituânia, Marrocos, México, Mongólia, Níger, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Checa, República Dominicana, Romênia, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Timor, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue e mais de 70 países.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.