Como não Levar Multa

Que ninguém quer levar uma multa, isso é unânime, porém, como estão os seus conhecimentos e cuidados para saber como não levar multa? Segue uma série de dicas que vai livrar você de ter que botar a mão no bolso para pagar uma infração de trânsito. Além de economizar o seu dinheiro ao saber como não levar multa, você vai colaborar para a segurança no trânsito, tanto a sua como dos demais condutores de veículos e pedestres.

Documentos em dia e manutenção do veículo

O primeiro passo para não correr o risco de ser multado é sempre carregar a documentação do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento Anual – CRLV, com timbre do seguro obrigatório pago, ou slip do banco anexo, e o IPVA) e a sua habilitação, além de se lembrar de atualizá-la quando chegar perto da data de vencimento para não dirigir com ela vencida. Como não levar multa vai exigir também que você seja observador e nunca saia com o seu veículo, seja carro ou moto, se houver algum problema com as luzes do veículo (faróis dianteiros e traseiros, piscas e luz de ré).

Hábitos ao volante

Outro detalhe, que é muito importante, é sempre dirigir usando sapatos fechados (tênis ou sapatos com cadarço). Chinelo, sapato no estilo mocassim, ou mesmo descalço, é multa certa. Outro cuidado, por mais que muitas pessoas façam isso, é não tirar as duas mãos do volante, claro, isso vai acontecer quando você for operar um acessório do veículo, mas apenas nessas situações, ou seja, não use o telefone celular quando estiver dirigindo, tampouco faça outras ações, como se maquiar, comer, tomar bebidas, muito menos se forem alcoólicas, ou substâncias, como remédios, que podem causar sono. Se você precisa consultar um mapa, por exemplo, o melhor é estacionar o carro em lugar adequado.

É obrigatório que todas as pessoas que estejam com você, incluindo a sua pessoa, usem ocinto de segurança, independente de o passageiro estar sentado no “carona” ou no banco traseiro. Além de seguir à risca as sinalizações de trânsito, não crie o costume fazer pequenas infrações, como passar no sinal amarelo ou estacionar em lugares proibidos, um dia você pode se dar mal.

O que evitar

Você pode achar que na hora de dirigir existem mais atitudes proibidas do que permitidas e até pode ser, mas se elas foram impostas, é possível imaginar que quando eram permitidas, provocaram muitos problemas. Entre o que você deve evitar ao máximo está usar a marcharé, apenas para pequenas manobras; não atravessar as faixas duplas contínuas da pista em nenhuma ocasião; e não fazer uso de artifícios para enganar radar, como verniz na placa, CD colocado na traseira, placa com excesso de refletivo, fita pendurada, etc.

Existem motoristas que acham que é possível adulterar uma placa com fita escura ou tirando a tinta dos caracteres, porém, os agentes de trânsito sabem como verificar se a placa é adulterada analisando outras características do veículo. Assim, o melhor é não fazer uso dessas artimanhas e garantir o sossego ao dirigir. Além disso, nem mesmo os dispositivos eletrônicos com função antirradar são eficientes, pois funcionam apenas para radares portáteis de rodovia e se tornam obsoletos em pouco tempo, uma vez que os radares são recalibrados rotineiramente.

Seja prudente

Andar em alta velocidade pode trazer contratempos, além de colocar outras vidas em perigo, além da sua. Mas se você estiver dirigindo velozmente e visualizar um radar, o mais indicado é que você reduza a velocidade gradativamente para não causar uma colisão traseira e, no caso disso não ser possível, vá com o devido cuidado e sinalizando para a pista central ou direita da via, mesmo assim, diminua a velocidade.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.