Como Pagar Multa de Trânsito

como pagar multa de trânsito

Se é que é possível dizer que existe uma coisa boa em como pagar multa de trânsito é o fato de você poder se organizar financeiramente para pagá-la, pois uma infração de trânsito nunca é cobrada na hora. Se algum dia você for multado e a pessoa que se diz agente de trânsito quiser cobrar a multa no ato em que fizer a ocorrência, você está sendo enganado. Para saber como pagar multa de trânsito não existe mistério, pois todo o processo ocorre em diferentes etapas e, ao todo, você demora até dois meses, ou mesmo, um pouco mais, o que também pode depender do estado brasileiro onde você for multado.

Em primeiro lugar, depois que você for multado, seja por um agente de trânsito, polícia militar, polícia rodoviária federal ou pelos aparelhos de fiscalização, demora cerca de 15 dias para que a notificação de autuação de infração de trânsito chega em sua casa. Nesse documento que vai chegar ao seu endereço através do correio, estarão os dados da infração, como a infração cometida, o dia, horário e local. Por isso, o seu endereço sempre deve estar atualizado junto aos órgãos públicos, para que você receba a correspondência e pague a multa.

Nessa notificação de infração, são dadas as instruções para você fazer a defesa prévia, a qual possui, em média, o prazo de um mês. Se você não entrar com o processo de defesa, depois de o prazo expirar, vai chegar em sua residência uma nova correspondência. Essa sim é a autuação propriamente dita e nela estará novamente os dados da notificação mais um boleto bancário, para que você possa saber como pagar multa de trânsito.

No entanto, você tem mais uma chance de se defender, no caso de avaliar como irregular a multa, através do recurso de multa, sendo que nas autuações é comum existirem as instruções para o procedimento. O prazo para tanto é de mais um mês, e se você não entrar com o recurso, deverá pagar o valor da multa na data que consta no boleto.

Como pagar multa de trânsito

Você pode pagar o boleto de multa de trânsito pela Internet, como qualquer outra conta, sendo que é necessário, para tanto, que o boleto tenha o código de barras e que no site do seu banco selecione a opção adequada para quitar a dívida. Até o dia do vencimento, o boleto bancário da multa também pode ser pago fisicamente em diferentes bancos, os quais vão constar informados no próprio boleto.

É indicado pagar alguns dias antes da data de vencimento, pois os pagamentos realizados em dinheiro demoram um dia para serem processados, mas se você pagar com cheque pode demorar até três dias para o pagamento ser efetivado. Além disso, você recebe 20% de desconto em cima do valor da multa se efetivar ela até o vencimento.

Em alguns casos, você pode não receber o boleto em sua casa, junto com a autuação. Dessa forma, ou mesmo em caso de perda do boleto, pode adquiri-lo no site do Detran do seu estado, onde estarão as suas multas em aberto. Já se você está com multas vencidas, conforme a situação é possível parcelar esses valores. Para tanto, é preciso se encaminhar a um Centro de Formação de condutores (CFC) ou Centro de Registro de Veículo Automotor (CRVA). Outra maneira de verificar as suas multas vencidas é por meio do endereço eletrônico do Detran do seu estado, se forem multas estaduais.

De qualquer forma, o melhor é sempre estar com as multas pagas, pois se você não fizer isso, o seu nome vai ficar sujo, ao ir para o CADIN – Cadastro Informativo, que funciona como uma listagem federal em que são inseridos os contribuintes que não saldaram os seus débitos fiscais. Com isso, o seu nome vai contar com restrições e você pode ter dificuldade em conseguir concessão de crédito, garantias, incentivos fiscais e financeiros, entre outras operações.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

GD Star Rating
loading…

Como Pagar Multa de Trânsito, 3.0 out of 5 based on 2 ratings

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.