DETRAN MT

O Detran MT – Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso, que atende on-line através do site www.detran.mt.gov.br, é o gestor do trânsito no estado desde 1941, quando foi decretado o Primeiro Código de Trânsito do Brasil. No entanto, o Mato Grosso já possuía um órgão para regular o trânsito há muitas décadas, denominado de Inspetoria de Veículos. Com a nova lei, o Detran MT substitui o órgão anterior e se configurou como uma autarquia apenas em 1977, quando ficou subordinada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Ao se tornar um órgão mais autônomo, o Detran MT se consolidou como o responsável por planejar, direcionar, controlar, fiscalizar, disciplinar e executar as normas de trânsito, previstas no Código, bem como promover campanhas de educação para o trânsito, o que é uma das tantas exigências de todos os departamentos estaduais de trânsito do país. Com sede na capital Cuiabá, o Detran MT possui postos de atendimento em todo o estado, somando 64 CIRETRAN’S – Circunscrições Regionais de Trânsito, as quais se situam cada uma em um município diferente. No site é possível encontrar o endereço completo de cada uma dessas unidades.

Com essa descentralização, sendo os usuários do Detran MT atendidos em seus municípios ou no site do órgão, é possível que os cidadãos utilizem os seus serviços sem se deslocar muito, ou até mesmo, sem nem sair de casa. Dessa forma, é possível agilizar os procedimentos para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH e dos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, bem como os demais serviços oferecidos pelo Detran MT.

Em relação à educação para o trânsito, o órgão realiza uma série de campanhas, como concursos culturais para envolver a população em ações de conscientização e programação especial para a semana nacional de trânsito. O órgão também realiza campanhas específicas, como no carnaval, sobre primeiros socorros, sobre celular e trânsito e sinalização, entre outras.

Como utilizar o site do Detran MT

No site do Detran MT, é possível se informar sobre os mais diversos serviços disponibilizados pelo órgão, além de já dar início a alguns procedimentos. Na página inicial, você encontra o acesso rápido a temas como primeira habilitação, renovação de CHN, licenciamentos e transferências. Na mesma página, pode-se acessar o resultados de seus exames e realizar consultas on-line, seja de multas, seguro obrigatório ou licenciamento.

Além de matérias atualizadas sobre o trânsito do estado, os internautas podem encontrar na página principal as tabelas do IPVA e de licenciamento, para que ninguém perca os prazos. Os usuários podem responder enquetes e consultar mapas com rotas, bem como tipos, valores e pontos de cada categoria de multa, localização dos Detrans do país e as estatísticas, outra responsabilidade do órgão – contribuir para os levantamentos dos números relativos a acidentes, vítimas, frotas, infrações e demais dados sobre o trânsito no estado.

Pelo site do Detran MT é possível, ainda, solicitar segunda via de habilitação, adicionar categoria, alterar dados, mudar de categoria, conferir a tabela de multas e infrações, acessar o simulado de prova teórica, renovar a CNH, etc. Alguns desses itens podem ser solicitados ou consultados pelo site e outros trazem todas as informações necessárias.

O mesmo acontece com os serviços oferecidos referentes aos veículos, como alteração de dados, baixas, comunicação de venda, emissão de segunda via, leilão, licenciamento, primeiro emplacamento, transferências e seguro DPVAT. Se você deseja entrar com recurso de multa no caso de receber uma autuação irregular, o site mostra como você pode pedir uma reavaliação da sua multa. A mais comum é em segunda instância, para a qual o cidadão faz um recurso de multa e emite à JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações, no prazo de 30 dias após receber a autuação.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.