O que é Verificado na Inspeção Veicular

Na hora de agendar a inspeção veicular do seu carro, moto, caminhão, táxi, ônibus, entre outros veículos, é importante que saiba o que é verificado na inspeção veicular, para não correr o risco de ser reprovado. Essa preocupação é maior nos motoristas que tem o seu carro registrado em São Paulo, pois na capital paulista a lei exige que todos os veículos façam a inspeção veicular, diferente de outras cidades, onde apenas passam por esse procedimento os veículos que estão a serviço, como as frotas de táxi, ônibus, caminhão, etc.

O que é verificado na inspeção veicular, no entanto, em breve, pode se tornar uma preocupação de mais brasileiros, uma vez que a iniciativa de São Paulo animou outros municípios a fazerem o mesmo. Mais recentemente, cidades como Rio de Janeiro capital e Porto Alegre, capital gaúcha, estão debatendo sobre essa possibilidade. De qualquer forma, vale saber o que é verificado na inspeção veicular e arrumar qualquer coisa que fuja do padrão exigido. Além disso, se o veículo for reprovado duas vezes em menos de 30 dias, o seu proprietário não poderá pedir o reembolso do valor da inspeção, que em São Paulo custa pouco mais de R$ 40.

Entre os itens que podem provocar a rejeição do veículo na inspeção e que podem ser conferidos antecipadamente pelos condutores está a compatibilidade com o cadastro do Detran no que se refere à categoria do veículo, bem como cor, combustível, marca, modelo e  tarjeta do município de São Paulo, conforme aparece em seus documentos. O que também é verificado é se o funcionamento do motor está irregular ou se há insuficiência de combustível para que a inspeção aconteça, bem como a sua emissão de fumaça azul ou preta muito intensa.

Em geral, os condutores têm um mês para fazerem o agendamento da inspeção veicular. Assim, há tempo para que fiquem atentos a mais alguns aspectos, como os possíveis vazamentos aparentes de fluidos, seja combustível, água, gotejamento de óleo, entre outros; avarias, alteraçõesou estado avançado de deterioração no sistema de escapamento, ou mesmo, reparados com algum tipo de massa.

O que pode reprovar veículos na hora da inspeção

A lista de itens que são verificados na hora da inspeção veicular é grande e, por isso, existe uma empresa que atua somente fazendo isso, a Controlar, sendo que é no seu site que deve ser feito o agendamento. O que também a equipe da Controlar observa são as alterações, avarias ou estado avançado de deterioração no sistema de admissão de ar; níveis de óleo lubrificante e da água;defeito ou ausência da haste/amortecedor do capô, bem como ausência de vareta medidora de óleo lubrificante.

O freio a disco ou a tambor inoperantes ou deficientes; ausência da grade dianteira do motor abaixo do capô com a ventoinha do sistema de arrefecimento aparente; freio de mão inoperante e/ou veículo automático com motor acelerado e freio de mão deficiente; e tampa do reservatório de arrefecimento rachado ou danificado não deixam de ser observados no momento do procedimento e podem causar a reprovação do veículo.

O mesmo acontece se tiver uma fita isolante ou qualquer outro artifício não original sendo usado para evitar a verificação do sistema de admissão; sistema de admissão original faltando componentes ou com conexões irregulares, ou mesmo, se o filtro de ar esportivo estiver com conexões irregulares. Estouros no escape durante a aceleração, fuga de corrente no sistema de ignição, impedindo ou dificultando a captação da rotação ou causando interferência no equipamento de medição e a existência de qualquer anormalidade que signifique risco de acidentes ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção é reprovação na certa.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.