Entender os Sinais de Trânsito Ajuda a Não Levar Multa
Entender os sinais de trânsito ajuda a não levar multa, por isso, é importante que você esteja atento a eles, já só em relação às placas de regulamentação e advertência são mais de 100 tipos diferentes. Nas aulas na autoescola, você aprende o seu significa e é importante não esquecê-los ou sempre ter um livro com os seus significados para o momento da dúvida. Algumas placas e demais sinalizações são encontradas frequentemente pelas ruas e estradas, assim, mais rápido você decora o seu significado.
Entender os sinais de trânsito ajuda a não levar multa porque, a partir do momento que você sabe o seu significa não corre o risco de cometer uma infração de trânsito, ainda mais em locais que você não conhece muito bem ou está trafegando pela primeira vez, já que o famoso “eu não sabia” não funciona para fugir de ter que arcar com o valor da multa e os pontos que na carteira de habilitação. Além disso, entender os sinais de trânsito ajuda a não levar multa se você souber distingui-los, pois além das placas existem muitos outros tipos de sinalizações que integram o Código Brasileiro de Trânsito.
Entenda quem é quem na sinalização do trânsito
De forma geral, os sinais de trânsitos contam com as funções de ordenar, auxiliare garantir a segurança de pedestres, motoristas e demais personagens do trânsito. Quando se fala em sinais de trânsito, se refere aos elementos de sinalização viária que fazem uso de placas, marcas, equipamentos de controle luminosos, apitos e gestos e dispositivos auxiliares que servem, com exclusividade, para ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e transeuntes.
Já a sinalização denomina os grupos de sinais de trânsito e dispositivos de segurança dispostos ao longo da via pública, para que garantaa direção correta dos motoristas, além de colaborar para que o trânsito flua com segurança para todas as pessoas que nela circulam, seja a pé, de bicicleta, de moto, carro, ônibus, caminhão, entre outros veículos. Já o que se chama de emplacamento é a afixação de placas e lacre no veículo e deve acontecer logo depois que o proprietário recebe os seus documentos referentes à primeira licença ou ao licenciamento anual.
Já as faixas de domínio são as superfícies lindeiras às vias rurais, delimitada por lei específica, em outras palavras, é o limite de uma estrada. Enquanto isso, as faixas de trânsito consistem em qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, podendo ou não estaremsinalizadas e que possuam largura suficiente para permitir a circulação de veículos.
A sinalização de trânsito também compreende os gestos das autoridades ou agentes de trânsito e dos próprios condutores. Os agentes podem fazer movimentos convencionais de braço, adotados exclusivamente por eles, nas vias, para orientar, indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres ou emitir ordens. Quando eles estão atuando na rua, são os seus sinais que valem, sobrepondo-se às demais sinalizações do local, ou apenas complementando-as. Por isso, é preciso estar atento.
Os condutores podem fazer movimentos convencionais de braço também, sendo que eles são padronizados e devem ser conhecidos. Em geral, são usados para orientar ou indicar que vão efetuar uma manobra de mudança de direção, redução brusca de velocidade ou parada. Quando se fala em marcas viárias, refere-se ao agrupamento de sinais pavimentados na via, como linhas, marcações, símbolos ou legendas, em tipos e cores diversas. Os apitos também servem como sinalização de trânsito e acompanham os agentes que atuamnas vias, para orientar ou indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres. Também podem sobrepor-se ou complementar a sinalização no local.