O que Fazer quando Habilitação é Suspensa

o que fazer quando a habilitação é suspensa

Com certeza isso é a última coisa que um condutor deseja para si, no entanto, é preciso saber o que fazer quando habilitação é suspensa, para que você tome as devidas providências. No entanto, o mais adequado é evitar esse tipo de situação, pois entre os procedimentos de o que fazer quando habilitação é suspensa, está muita dor de cabeça e correr atrás do “tempo perdido” para ter de volta a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Antes de saber o que fazer quando habilitação é suspensa, vale lembrar que a CNH é um documento que habilita as pessoas a conduziremveículos, sendo que, à medida que você comete infrações, pontos são adicionados a ela. O máximo de pontuação é 20 pontos e, se você chegar a esse número, terá a sua carteira apreendida. Quanto mais grave a sua infração, mais pontos ela acarreta. Assim, uma infração gravíssima soma sete pontos;a grave, cinco pontos; a média, quatro; e a leve adiciona três pontos na sua habilitação.

Se você não está acompanhando os pontos ganhos em sua carteira de motorista, o órgão fiscalizador do seu município ou estado vai avisá-lo da suspensão, através de uma notificação, que vai chegar pelos correios no seu endereço residencial. Nela, vai ser avisado a partir de quando e até quando a sua carteira estará suspensa. O tempo da suspensão, entretanto, depende do motivo pelo qual ela foi suspensa, podendo durar de somente um mês até dois anos.

As infrações de trânsito responsáveis pela suspensão da sua carteira são muitas, entre elas, está dirigir embriagado, conduzir um veículo que você não esteja habilitado, disputar corridas estando ao volante, deixar de prestar socorro a vítimas em caso de acidente que você esteja envolvido e dirigir com a CNH vencida a mais de 30 dias. No entanto, você não precisa levar um susto ao receber a correspondência antecipando a suspensão, é possível consultar o site do Detran do seu estado, na categoria “pontos da CNH”. Fazendo essa consulta, você também pode prevenir uma futura suspensão.

Como ter de volta a CNH apreendida

Depois que a sua habilitação for suspensa, você nem pode pensar em pegar o seu veículo para dirigir, pois, uma vez flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo um automóvel estando com a carteira suspensa, a sua CNH será cassada, o que diminui em muito as suas chances de voltara dirigir em breve. Nesses casos, os motoristas demoram dois anos para retomar o volante. Já no caso de suspensão, além de aguardar o tempo para que comece a dirigir de novo, é preciso realizar um curso de reciclagem.

Por outro lado, depois que o condutor receber em sua casa o aviso de que terá a sua CNH suspensa em breve, ele tem um período para se defender, quando poderá apresentar sua versão dos fatos e questionar a suspensão, quando necessário. Nesse caso, o cidadão conta com o recurso da JARI – Junta Administrativa de Recurso de Infrações, onde poderá recorrer e, se tiver parecer favorável, não vai perder a sua CNH.

Além disso, quando um motorista é suspenso de dirigir e for pego no volante, ele está sendo processado por crime de trânsito e, assim, pode pegar até um ano de prisão. Quando passar o período da suspensão, o motorista deverá tirar a carteira novamente, como um iniciante. Essa fase é chamada de curso de reciclagem.

Existem outras situações que exigem do motorista a realização desse curso. Entre elas, está quando o condutor possuir muitas multas, independentemente dos pontos que tiver; for condenado por acidentes de trânsito; se contribuir para acidente grave, mesmo não sendo o principal responsável; e quando coloca em risco a segurança do trânsito.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

GD Star Rating
a WordPress rating system

O que Fazer quando Habilitação é Suspensa, 4.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.