O que Fazer quando Veículo é Guinchado

o que fazer quando veículo é guinchado

Muitos motoristas se perguntam o que fazer quando veículo é guinchado, no entanto, existem diferentes situações em que isso acontece, como a remoção, a retenção e a apreensão do carro, motocicleta ou demais transportes. Para saber como proceder em caso de o que fazer quando veículo é guinchado, é preciso saber em qual situação ele se encaixa.

Conforme o tipo de infração de trânsito você cometer, o seu veículo sofrerá uma consequência diferente. Conhecer as leis de trânsito, uma obrigação de todo o motorista, vai ajudá-lo a prever o que está acontecendo com o seu veículo quando ele for guinchado. Isso porque todas essas situações, seja remoção, seja retenção ou apreensão, são consequências previstas no CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

Para saber o que fazer quando veículo é guinchado, vale lembrar que a remoção é uma medida administrativa, a qual não significa necessariamente que o veículo será encaminhado ao “pátio” – como se costuma chamar o lugar para onde são encaminhados os veículos que estejam irregulares ou cometendo uma irregularidade. Ou seja, o seu veículo pode ser removido, por exemplo, quando estiver com problemas mecânicos, tiver sido abandonadoou estiver atrapalhando o fluxo dos demais carros em caso de acidente. Nesses casos, o veículo é removido por guincho a pedido do agente de trânsito ou pelo policial e isso não quer dizer que você vai levar uma multa.

Já no caso da retenção, trata-se do ato de reter o veículo quando, aí sim, você leva uma multa devido a uma irregularidade, sendo que o mesmo ficará retido até que você resolva o seu problema.Nos casos de retenção, a autoridade de trânsito pode, ainda, recolher o certificado de licenciamento anual. Assim, o proprietário e/ou responsável pelo veículo retido deve reparar o que está irregular no prazo estabelecido, sendo que ele só vai ter o seu carro, motoou qualquer outro veículo de volta ao comprovar a resolução do problema, seja pagamento de multas, taxas, bem como as despesas com a remoção (guincho) e estada.

Quando um veículo é apreendido

Além da remoção e retenção, outra situação que pode ocorrer quando o seu carro for guinchado é a apreensão. Nesse caso, o seu transporte é encaminhado ao chamado “pátio”, sendo que de lá você poderá retirá-lo apenas após regularizar a sua situação. Além disso, o que difere a apreensão das demais medidas é que as outras são medidas administrativas, enquanto a apreensão é uma penalidade.

Porém, é preciso atentar para o fato de que, independente de qual for a situação em que se enquadra o seu caso, é preciso que a mesma esteja acompanhada do artigo que o agente de trânsito ou policial está se baseando para autuá-lo. Além disso, se você não estiver presente junto ao veículo na hora em que for autuado, a autoridade de trânsito deve deixar um aviso, que pode ser dado em forma de um cavalete com os dizeres:  veículo recolhido ao pátio.

Entretanto, isso não é uma obrigação e, dessa forma, você pode simplesmente voltar para o seu carro e não encontrá-lo no local onde o deixou. A primeira coisa que pode passar pela sua cabeça é que ele foi roubado, mas antes de sair gritando por aí “pega ladrão”, se informe se ele não foi retirado pela fiscalização.

Quando o veículo é retido, você também deve pagar as despesas com remoção e estada, mas se o carro foi abandonado por causa de furto, as despesas não serão cobradas do motorista, por isso, não se esqueça de fazer um boletim de ocorrência.O mesmo deveria acontecer quando o carro fica com problemas e não pode andar mais por causa de defeitos na pista, mas isso nem sempre é o que acontece. Já os veículos que forem removidos ou apreendidos e não forem reclamados até 90 dias serão levados a leilão, sendo que o valor arrecadado é deduzido do montante da dívida.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

GD Star Rating
loading…

O que Fazer quando Veículo é Guinchado, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.