Multas para Caminhoneiros

Para não levar multa, o motorista deve estar atento a uma série de questões, tanto em relação à conduta que deve ter ao estar em frente ao volante, como estar com o seu veículo em dia, com tudo o que ele precisa para funcionar de forma segura. E tudo isso não é pouco, imagine, então todos os cuidados que devem ter quem está no volante de um caminhão. As multas para caminhoneiros são aquelas que qualquer outro motorista pode receber e mais tantas outras.

Entre as multas para caminhoneiros que começaram a entrar em vigor mais recentemente, destacam-se duas, as que ocorrem quando o condutor do caminhão não descansar o tempo necessário e exigido por lei para pegar no volante de novo e a que restringe a circulação de caminhões em determinados vias. Além de serem especialmente multas para caminhoneiros, elas são motivos de polêmica entre os profissionais do setor.

Desde junho 2012, os órgãos de trânsito de todo o país começaram a fiscalizar mais um item na lista de normas que devem ser seguidas de acordo com as leis de trânsito: o tempo de direção dos caminhoneiros. De acordo com a Lei 12.619, todo o motorista profissional é obrigado a descansar meia hora a cada quatro horas trabalhadas, além de parar 11 horas ininterruptas entre dois dias de trabalho.

Para tanto, a Polícia Rodoviária Federal faz uso do tacógrafo durante a fiscalização, que consiste em um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade que o mesmo realizou. Assim, é possível verificar se o caminhoneiro está seguindo a nova lei e, caso contrário, será multado como infração grave, além do caminhão correr o risco de ser retido.

Como a maioria das leis de trânsito, essa não é diferente, e tem como objetivo diminuir os acidentes nas estradas brasileiras, sendo que a perspectiva é que após um ano os acidentes envolvendo veículos de carga reduzamde 10% a 20%. Desses acidentes, grande parte é causada por motoristas sonolentos, que muitas vezes são pressionados para que as entregas cheguem rapidamente em seu destino.

Caminhoneiros têm circulação restrita nas grandes cidades

Outro tipo de multa para caminhoneiro que está sendo aplicada nos últimos meses em diferentes cidades brasileiras, em especial, nas maiores do país, principalmente, em São Paulo, é a de restrições de horário para os caminhões em vias de mais movimentação. Em Campinas, por exemplo, caminhões com mais de 14 metros não podem transitar em determinadas vias entre as 6h e 20h, como nas que compõem o anel rodoviário. Já os caminhões com mais de 6,3 metros também não podem trafegar na área do centro expandido do município.

Das 6h às 20h, apenas caminhões de serviços de urgência ou utilidade pública podem andar no local, como de bombeiros, companhias de água e energia, entre outros. Já em São Paulo capital, os caminhões não podem circular de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h e das 16h às 22h e, aos sábados, das 10h às 14h, exceto feriados em 10 vias diferentes. Quem não seguir essa regra vai levar uma multa de R$ 85,12 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

O objetivo da implantação dessa multa para caminhoneiros é de melhorar o trânsito na cidade, mesmo assim, ainda muitos caminhoneiros são multados por não seguirem a nova lei. Essa medida foi instalada em Campinas, por exemplo, porque a cidade é uma das que possui as maiores taxas de carro por habitante. São 780 mil veículos licenciados para 1,1 milhão de moradores. Mesmo assim, há quem diga que a restrição não soluciona completamente o problema.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.