Recurso de Multa por conduzir Veículo ameaçando Pedestres

Há pessoas que dirigem perigosamente, muitas vezes ameaçando as vidas dos outros motoristas, dos pedestres e delas próprias. Tal pessoa pode estar passando por um momento difícil em sua vida, ter tido algum problema nervoso ou psicológico ultimamente ou pode até estar sob efeitos de medicamentos fortes.
Portanto, esse motorista não deveria estar trafegando em ruas, avenidas e muito menos em rodovias, pois serão de sua responsabilidade os acidentes que ocorrerem pela direção imprudente.
Os mais prejudicados nesses casos são os pedestres, que não têm nenhuma proteção e são alvos fáceis de motoristas irresponsáveis. Os pedestres podem estar andando na calçada ou passando pela faixa de pedestres quando alguém passa correndo com o veículo ou invade a calçada, atropelando muitas pessoas.
Então, o motorista tem que ser autuado e multado, pois ele foi imprudente, violando o artigo 170 do Código de Trânsito Brasileiro que diz que o motorista que “dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos” estará cometendo uma infração gravíssima, cuja pena é perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pagar R$191,54.
Entretanto, se você notou que o seu veículo não estava na cidade quando a autuação aconteceu, você pode entrar com um recurso para justificar o que aconteceu. Para tanto, é preciso ter todos os comprovantes de que o carro realmente não estava no local da infração. Use notas fiscais, atestados ou qualquer comprovante que tenha a data, o horário e o local indicados.
Retire um Formulário de Recurso no órgão que expediu a notificação da multa. Se preferir, você pode preenchê-lo pela internet, onde há vários modelos. Preencha o formulário com os seus dados pessoais, os dados do seu automóvel e a sua defesa, que deve ser uma carta direcionada ao presidente da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). Por ser um órgão público e de respeito, use linguagem culta e respeitosa. Apele para a linguagem jurídica também, colocando o número do artigo pelo qual você está sendo acusado de infringir e peça pela revogação dos seus pontos e pelo cancelamento da multa.
Porém, seja objetivo, não dê muitas voltas. Se a carta tiver meia página de sulfite A4 será o suficiente, contanto que todos os acontecimentos estejam detalhados. Seja convincente para que os avaliadores sejam complacentes com a sua situação.
Há vários modelos de recursos de multa por conduzir veículo ameaçando pedestres na internet. No entanto, evite copiá-los, pois a junta administrativa prefere as cartas personalizadas, que têm mais veracidade e força, apesar deles serem de muito importante para você ter noção do que pode ser feito.
Depois de pronto, envie o Formulário de Recurso pelo correio ou pelo fax com as cópias dos documentos solicitadas e com os comprovantes de que o seu veículo não poderia estar no local da infração na data especificada na notificação de multa. Então, é só esperar até 30 dias pela resposta da JARI. Boa sorte!

Para um material completo com mais de 100 recursos prontos, para as mais diversas infrações clique aqui.

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.