Sinais de que Existe um Problema no Veículo

Estar com o carro sempre em dia é uma necessidade para garantir a sua segurança, a de quem está em sua companhia, dos pedestres e dos demais condutores de veículos. Por isso, é dever de todo o motorista estar atento aos sinais de que existe um problema no veículo. Ruídos, vazamentos e cheiros diferentes do habitual podem ser sinais de que existe um problema e você não deve ignorá-lo. A melhor atitude a ser tomada é tão logo seja observado algo de anormal, se dirija a uma oficina de confiança ou a concessionária o quanto antes.

As fumaças que saem do escapamento são importantes sinais de que existe um problema no veículo, sendo que você deve observar qual a sua cor. Se ela for preta, é o resultado do combustível cru que está sendo queimado no escapamento, o que pode estar ocorrendo devido ao mau ajuste do sistema de admissão de combustível (carburador ou bico de injeção) ou um filtro de ar obstruído. Além disso, se essa fumaça sai apenas de manhã, o mais provável é que o sistema de admissão de combustível precise de ajuste.

Já a fumaça azulada é sinal de que o óleo está sendo queimado e a sua ocorrência contínua é uma prova de que os anéis do pistão ou as paredes do cilindro estão danificadas. Se apenas pela manhã ela aparece, o problema pode ser motivado por guias ou vedação de válvulas ruins. Por sua vez, a fumaça branca é normal nos momentos iniciais de funcionamento de motores a álcool ou flex.

Caso contrário, a sua ocorrência pode estar relacionada ao vazamento do líquido de arrefecimento ou o líquido pode estar sendo forçado para dentro das câmaras de combustão e sendo queimado. “Um vazamento na junta de cabeçote, cabeçote quebrado ou parede de cilindro danificada é a causa mais provável do problema, mas solicite a opinião de sua concessionária ou mecânico para providenciar o reparo”, segundo informações de artigo publicado no site da Shell Brasil.

O que significam outros sinais de que existe um problema no veículo

Além da fumaça, o vazamento é outro sinal de que o seu carro não está 100%. No caso de observar um vazamento é preciso averiguar três questões: o carro estava estacionado em uma ladeira?Da onde saiu o vazamento e qual a sua a cor? Isso porque um fluido verde sob a parte frontal do carro, por exemplo, pode indicar o vazamento do líquido de arrefecimento de motor.

Uma dica nessa situação é verificar o medidor de temperatura para saber se o carro não está aquecendo demais e peça a sua concessionária ou mecânico para encontrar e consertar o vazamento.O mesmo deve ser feito se você sentir um odor ruim que sai do carro. Quando o cheiro for adocicado pode ser causado por problemas no sistema de arrefecimento, mas se for mais parecido com plástico queimado e estiver forte pode ser resultado de falhas elétricas.

O cheiro diferente do normal que sai do seu carro pode, ainda, ser de borracha queimada e, nesse caso, certamente está relacionado com o superaquecimento de freios ou embreagem. Independente do problema que ele apresentar, na hora de falar com um mecânico ou na concessionária procure ser o mais específico possível, já que no caso dos barulhos, é normal que um veículo faça ruídos de trepidações, pancadas, rangidos e chiados.

É importante que você relate, principalmente, a frequência em que ocorre o sinal. No caso de ruídos intermitentes, informe se aconteceu quando o “motor estava quente ou frio, se você estava acelerando ou dirigindo em uma velocidade constante e se havia alguma leitura anormal no painel naquele momento”, orienta o artigo do site da Shell Brasil.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.