Vale à Pena Comprar Carro em Leilão?

A pergunta se vale à pena comprar carro em leilão sempre atormenta a cabeça de muitas pessoas. Por um lado, eles são oferecidos por preços baixíssimos, por outro, podem estar repletos de problema e ser um verdadeiro pepino. Eles podem ter sido apreendidos apenas porque o proprietário não pagou o financiamento, como também podem estar com graves problemas mecânicos, ou mesmo, cheio de dívidas, inclusive multas.

Independente do problema que o veículo tenha, vale à pena comprar carro em leilão é uma questão séria, pois assim como se compra o carro, também se adquire todos os seus defeitos e dívidas. O pior é que o carro não pode ser testando, antes de ser comprado, o que faz com que mais pessoas temam essa prática e não saibam se vale a pena comprar carro em leilão. Por mais que os preços costumam estar bastante abaixo do mercado, isso nem sempre acontece e nesse caso é preciso estar a par dos valores dos carros antes de adquirir um através de leilão.

No entanto, além do preço, existem outras vantagens em comprar veículo de leilão, uma vez que se o estado de conservação do carro for bom e ele parecer novo, provavelmente, possui pouca quilometragem e foi tomado por meio de mandado de busca e apreensão. Porém, as desvantagens nesse tipo de negócio, parecem ser maiores. Os veículos vendidos em leilão não possuem garantia, além de poderem contar com multas, IPVA atrasado, etc.

Outro agravante vai depender do estado em que estiverem as documentações do carro. Se ela estiver irregular, é a pessoa que o adquiriu em leilão que deverá regularizar. Assim, por exemplo, se o carro for importado e estiver sem a quarta guia de importação ou o carro estiver com o GNV (gás natural veicular) irregular, o novo dono terá mais dificuldade em arrumar a sua situação.

Dicas na hora de comprar veículo de leilão

Além do Detran (Departamento de Trânsito)  de cada estado, outros órgãos podem realizar o leilão de carros. Alguns sites disponibilizam informações sobre os leilões, onde se pode, ainda, arrematar um veículo. Em alguns desses sites, também é possível conferir informações sobre o carro, desde que se tenha a placa do veículo.

Qualquer pessoa pode adquirir um carro de leilão, desde que seja maior de idade e apresente CPF ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica. Não pode adquirir os veículos de leilões apenas as pessoas que estejam realizando o leilão, funcionários do Detran e demais autoridades de trânsito. Alguns estados leiloam o carro apenas para residentes no próprio estado. 

Já quanto às dicas na hora de adquirir um carro em leilão, o mais adequado é não escolher pelos veículos importados, ainda mais se for com o intuito de revender, pois se precisar de uma peça, o dinheiro economizado no leilão vai por água abaixo. Além disso, sua regularização pode ser complicada. Prefira os veículos que tenham menos de seis anos, pois os com mais disso costumam ter muitos problemas com a inspeção veicular obrigatória, o que também pode resultar em prejuízo.

Quanto ao modelo, o melhor é optar pelos mais populares, entre eles, Gol, Celta, Uno, Palio, Fiesta e Fox, porque se você deseja revendê-lo, será muito mais fácil. Observe, ainda, os acessórios opcionais, como direção hidráulica, que chamam bons negócios. Já um carro de cor branca não é um bom negócio, prefira os pretos, grafites e mesmo os vermelhos, que estão em alta. Se você deseja revender o carro de leilão, confira as preferências de sua região, já que isso pode mudar de acordo com o estado e prefira os carros que você sabe que precisam de poucos reparos.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.